O Sex Coach é uma profissão que, apesar de recente, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado, principalmente entre as mulheres.
Afinal, sabemos que elas estão sempre antenadas ao que acontece no universo da sexualidade, não é mesmo?
Porém, há ainda muitas dúvidas sobre o tal “sensual coach”, e é sobre isso que discutimos neste conteúdo de hoje. Acompanhe para entender tudo sobre o assunto!
O que significa a palavra “Coach”?
A palavras Coach tem sido bastante usada nos dias de hoje. Contudo, muitas pessoas ainda desconhecem o seu significado.
Este termo é derivado da palavra Coaching, e está geralmente associado a assuntos referentes a carreira ou gestão empresarial, uma vez que a sua definição nada mais é do que treinamento, literalmente.
Essa expressão, usada da maneira como conhecemos hoje, foi usada pela primeira vez em 1950 para descrever uma habilidade de gerenciamento de pessoas.
Daí em diante, foram inseridas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, destacando as competências de cada pessoa e relacionando a um processo contínuo.
A partir disso, o Coaching começa a ganhar mais notoriedade dentro do ambiente empresarial. Na década de 80, sua utilidade se mostra mais significativa nos programas de liderança, incluindo o conceito de Coaching Executivo.
No entanto, o Coaching vai muito além do campo profissional. Também é usado em relacionamentos e na vida social.
Para representar uma metodologia que tem como finalidade ajudar a uma pessoa ou grupo de pessoas a atingir uma mudança de modo que ela queira e em direção ao objetivo que deseja.
Em outras palavras, é um tipo de treinamento que oferece técnicas para alcançar diferentes metas possíveis. E o Coach é o responsável por ensiná-las.
Essas metas podem estar relacionadas às mais diversas áreas de nossas vidas. Assim, podemos encontrar coachs de relacionamento, carreira, etc.
Afinal, o que é um Sex Coach?
Como dito acima, a palavra “Coach”, em português, significa “Treinador”.
O Sex Coach (ou Coach Sexual) é como um guia, um treinador sexual. Ele atua profissionalmente estudando e trabalhando com assuntos referentes à relação sexual, bem como à afetividade, sensualidade, erotismo, autoestima e relacionamentos.
Ou seja, é o profissional que cuida do relacionamento e da vida sexual do cliente que o procura.
Diferente do sexólogo, que trata da sexualidade humana de um modo geral, de seus transtornos e tratamentos, o Sex Coach pode ser tanto um sexólogo, como um psicólogo, terapeuta, educador ou qualquer outro profissional devidamente treinado na área da sexualidade.
O Sex Coach, indiferente de sua formação, atua como uma espécie de “personal da sedução”. Busca, assim, melhorar a qualidade dos relacionamentos e o desempenho sexual dos casais.
Através de orientações específicas e jogos sexuais, que variam de caso para caso, o Sex Coach contribui com o seu Coachee (cliente) para que este alcance o seu objetivo.
Ensinando a:
- Como conhecer melhor as zonas erógenas, tanto do próprio corpo como do corpo do parceiro;
- Como libertar de tabus e frustrações sexuais;
- Além de ajudar o casal a se sincronizar e tomar a iniciativa dentro da relação;
- Entre outras técnicas.
Embora a profissão de Sex Coach ainda é recente no mercado, ela vem conquistando cada vez mais espaço.
Principalmente agora que as pessoas estão mais antenadas no que se refere à sexualidade e procuram dar maior atenção para a qualidade de suas vidas sexuais.
Essa nova profissão dá visibilidade a questões pessoais, que antes só habitavam na intimidade e no imaginário.
O que necessariamente faz um Sex Coach?
Em resumo: um Sensual Coach é o profissional especialista em sexualidade e relacionamento. Ele auxilia o seu cliente a encontrar caminhos para melhorias na sua vida sexual e nos seus relacionamentos.
O aluno (também chamado de “coachee”), independentemente de seu estado civil, aprende a deixar de lado certos mitos.
Aprende a livrar-se de preconceitos e mal-entendidos que prejudicam, causam bloqueios e dificultam algo que é tão natural e importante como o sexo.
O processo de coaching estimula o autoconhecimento, para que o aluno alcance seus objetivos. Afinal, sexo é um fator de felicidade e plenitude.
Como se tornar um Sex Coach?
Para se tornar um Sensual Coach é preciso fazer um curso de especialização.
O curso tem como objetivo capacitar pessoas, indiferente da profissão, sexo ou idade, para atuar como um tipo de moderadora de questões sexuais, tal como sobre a intimidade e o relacionamento.
O profissional habilitado nessa área propõe aos seus clientes o empoderamento em relação ao seu próprio corpo e desejos.
Ao contrário dos terapeutas e psicólogos, o Sex Coach tem uma função singular, que é pensar em soluções práticas que possam ajudar a resolver queixas específicas – no caso, envolvendo a vida sexual e afetiva.
No curso, além de aprender técnicas e ferramentas, o futuro profissional desenvolverá suas competências.
A partir disso, tendo em mente que cada indivíduo é diferente e que nem sempre o que a sociedade impõe funciona para todos ou é uma verdade, o sex coach atuará.
O Sex Coach ajuda, desse modo, a organizar essas informações e separar o que melhor funciona para o seu cliente, seja em um atendimento individual ou em casal.
Em outras palavras, o Sensual Coach tem como propósito auxiliar seus clientes a resgatarem sua autoestima e despertarem o seu poder pessoal.
Isso por meio de estímulos de coragem, criatividade e iniciativa em busca de uma relação plena com suas escolhas sexuais, afetivas e em seus relacionamentos.
Algumas questões trabalhadas pelo Sex Coach
Para entender melhor o papel do coach sexual, veja algumas questões que são trabalhadas durante o processo:
1. Autoconhecimento e amor-próprio
O autoconhecimento, a autoconfiança e o amor-próprio são fundamentais para que uma mudança sexual e afetiva aconteça na vida do cliente.
Isso porque, independente das dicas, exercícios e técnicas ensinadas a essa pessoa, se ela não acreditar e amar a si mesma, o coaching não valerá de nada.
Por essa razão, o Sex Coach profissional precisa trabalhar estas questões, bem como trabalhar a aceitação e conhecimento do próprio corpo e também a autoestima.
A ideia é convidar a cliente a brincar dentro dos próprios limites e a sair da zona de conforto, deixando antigas convicções para trás e ficando mais aberta às mudanças.
2. Relação a dois e afetividade
Outro ponto que deve ser trabalhado durante as consultas é a conexão entre o casal e a afetividade que existem entre os dois.
Apesar de esta etapa requerer a presença do casal na consulta, também pode ser exercitada quando o cliente está sozinho.
Porém, o ideal é que ambos estejam presentes para que a mudança seja conjunta.
3. Vida sexual
Por meio de uma série de jogos e exercícios sexuais, o Sex Coach ajuda os clientes a desfrutar de sua sexualidade de maneira saudável e consciente.
Às vezes, as pessoas sequer param para pensar em suas próprias fantasias e desejos. E por meio de uma sessão com um coach sensual é possível descobrir muito sobre si mesmo.
Inclusive, atualmente, muitos casais buscam sites picantes como o Chegou Pegou, por exemplo, em busca de novas aventuras.
Essas atividades propostas são capazes de melhorar a identidade sexual do indivíduo (ou casal), superar a disfunção sexual psicológica e eliminar as barreiras que o impede de viver plenamente sua sexualidade.
Vale a pena investir no atendimento com um sensual coach?
Se você é mente aberta e gosta sempre de desenvolver a sua vida sexual, um pacote de sessões com um sex coach pode ser interessante.
Apenas lembre-se de deixar os tabus e preconceitos de lado, abrindo a mente para novas ideias e aprendizagens. Assim, certamente o processo valerá a pena!