Namoro e casamento na terceira idade: sempre é hora de recomeçar

terceira idade

O namoro na terceira idade, assim como o casamento, ainda é alvo de muito preconceito em todo o mundo. Porém, não deveria ser.

Afinal, o relacionamento amoroso não tem idade para acontecer entre duas pessoas adultas. Além disso, esse convívio social pode ser muito valioso para a saúde mental e até física dos idosos de todo o mundo.

Para se ter uma ideia , segundo dados levantados pelo Programa de Estudos da Sexualidade da Universidade de São Paulo (ProSex) no país, 87,1% dos homens e 51,2% das mulheres com 61 anos ou mais consideram-se sexualmente ativos.

Isso nos dá pistas de que as pessoas mais velhas estão rompendo a barreira do preconceito. Pudera, todos merecemos felicidade no amor, concorda?

Com base nesses apontamentos acima, elaboramos uma série de reflexões a respeito desse tema. Acompanhe este conteúdo até o fim e vamos juntos pensar sobre o namoro na terceira idade!

Quebrando barreiras: Como o namoro na terceira idade vem crescendo no mundo?

Cadastre-se Grátis nos Sites Mais Acessados

Teste e opinião sobre Amoreclasse
Conheça Amoreclasse
Teste e opinião sobre Solteiros 50
Conheça Mepega
Teste e opinião sobre Be2
Conheça Be2

Com o avanço da tecnologia e tantas opções de usar a internet para encontrar um novo amor, os solteiros maduros não ficaram de fora. No Brasil existem ótimos sites de relacionamento para pessoas mais velhas, e isso é um excelente sinal!

O namoro entre coroas ou a relação de pessoas mais velhas com jovens é algo natural e cheio de benefícios. Afinal de contas, não importa a sua idade. O mais importante é ser feliz e curtir a vida ao lado de alguém que te faz bem.

Assim, à medida que os avanços tecnológicos vão acontecendo, as pessoas mais velhas estão tendo mais chances de se conectarem umas com as outras. E essa aproximação eleva os relacionamentos amorosos, consequentemente.

Quais são os benefícios do namoro na terceira idade?

casal terceira idade namoro
Muitos viúvos, divorciados ou solteiros com mais de 50 anos estão à procura de um novo amor para compartilhar os bons momentos da vida

O que surge na sua cabeça quando você pensa em namoro na terceira idade?

Muitas pessoas logo associam com interesse econômico, consideram que já é “tarde demais” para isso ou chegam mesmo a considerar uma situação estranha. Mas o que há de errado em namorar depois da vida adulta?

A resposta é: nada.

Muito pelo contrário! O namoro entre pessoas mais velhas apresenta uma série de benefícios. Veja alguns deles:

1- Diminui o índice de depressão

Nós somos seres sociais. E quando temos a oportunidade de compartilhar as nossas dores e dissabores, temos um maior equilíbrio emocional.

Isso quer dizer que o namoro na terceira idade pode ser uma excelente pedida na hora de prevenir problemas emocionais, como a depressão.

2- Aumenta a autoestima e o amor-próprio

Se você já se apaixonou e foi correspondido algum dia, sabe o quanto isso pode impulsionar a nossa autoestima. E não é para menos!

O amor faz com que nos sintamos especiais, e na terceira idade isso está muito aliado ao sentimento de pertencimento e felicidade.

3- Aumenta os cuidados com a saúde

Pessoas apaixonadas tendem a praticar mais o autocuidado. Afinal, queremos estar bem para compartilhar a vida com o outro, concorda?

Isso faz com que o namoro na terceira idade ajude os idosos a manterem os cuidados com a saúde. Assim, se ambos estão bem, é muito mais fácil aproveitar todas as belas coisas da vida.

4- Melhora a sociabilidade

Jantares, passeios, viagens… Tudo isso, dentro de um namoro na terceira idade, pode melhorar a sociabilidade de um idoso. Consequentemente, melhora a qualidade de vida e o bem-estar com um todo, mandando a solidão para longe!

5- Melhora a disposição

Pessoas apaixonadas se sentem mais felizes. Pessoas felizes se sentem mais dispostas. E pessoas mais dispostas aproveitam melhor a vida! 😉

6- Aumenta a saúde física por conta da vida sexual ativa

A vida sexual ativa pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental dos idosos.

O corpo fica mais ativo, a sensação de prazer é saudável e todo mundo sai ganhando.

Namoro entre coroas com mais de 50 anos gera preconceito – mas podemos mudar isso!

casamento na terceira idade

É cada vez maior o número de pessoas mais velhas que buscam amizade e relacionamento sério online.

Você provavelmente já deve ser presenciado ou escutado falar sobre pessoas idosas namorando ou casando com pessoas mais jovens.

Um dos primeiros pensamentos que surgem nesses casos é de que uma das partes, geralmente a pessoa mais jovem da relação, está buscando vantagens financeiras.

Trata-se de um pensamento preconceituoso, tendo em vista que todos possuem direito a se relacionar livremente.

Não cabe à sociedade avaliar e conceder parecer acerca da validade ou invalidade de um relacionamento entre pessoas que são maiores e responsáveis pelos seus atos.

Julgar relacionamentos na terceira idade é um grande equívoco. Todos vamos envelhecer algum dia e nem por isso vamos deixar de nos envolver sentimentalmente por outras pessoas.

Namorar e casar são consequências da aproximação, do contato diário e íntimo. Fazemos isso de forma natural. É nosso papel, portanto, quebrar esse tabu. Se nos faz bem, é só seguir em frente, deixando o preconceito de lado.

Cuidados ao namorar online na meia idade

Apesar de ser algo completamente normal, é preciso tomar alguns cuidados com relação ao namoro na terceira idade, bem como com relação ao casamento.

Especialistas advertem para os perigos que podem existir. Afinal, muitas pessoas na terceira idade enfrentam um grande sentimento de solidão.

namoro online terceira idade
O número de pessoas mais velhas que recorrem à tecnologia para fazer amigos e buscar relacionamento é cada vez maior.

Infelizmente, existem muitas pessoas que se aproveitam desse contexto, de falta e carência afetiva, para aplicar golpes e causar danos.

Isso não significa que todos os contatos e aproximações são com a finalidade criminosa, mas o cuidado deve existir sempre.

Na verdade, são cuidados a serem tomados em qualquer momento da vida.

Para isso, conheça bem o parceiro antes de se envolver emocionalmente.

Além disso, lembre-se de que o amor acontece de forma natural e os relacionamentos tendem a fluir em uma dinâmica leve e saudável. Namorar sem pular etapas parece ser a chave para relacionamentos verdadeiros.

Assim, para que o namoro seja gostoso para todos, deve existir respeito, sinceridade e companheirismo. Essas são as marcas de uma relação duradoura, que sobrevive às adversidades.

Quando as pessoas têm esses objetivos e princípios em mente, a relação desenrola muito bem em qualquer idade.

Como é o namoro na terceira idade na prática?

namoro na terceira idade

Muitas pessoas ficam curiosas para saber como é o namoro na terceira idade. Aqui vai uma grande surpresa: é igual ao namoro em qualquer idade.

Tem beijo, tem abraço, tem carinho e tem sexo. Sexo, sim, claro. Ser maior de 50 anos não é sinônimo de falta de interesse em contato íntimo.

Com a melhoria na qualidade de vida, a maioria das pessoas chega na terceira idade com energia e disposição para namorar com intensidade.

Esse é um dos motivos pelos quais o casamento na terceira idade é cada vez mais frequente. As pessoas querem companhias que proporcionem prazer, em todos os sentidos.

Conselhos para marcar um encontro na terceira idade

Um dos primeiros passos para começar a namorar, em qualquer idade, é marcar um encontro.

Atualmente já existem aplicativos e sites voltados exclusivamente para o público da terceira idade. É o namoro na terceira idade ganhando ainda mais contornos e relevância. O que era tabu, agora é normal e incentivado.

Existem os encontros proporcionados por aplicativos de paquera, como por exemplo o Solteiros50, OurTime ou Be2, que são os preferidos dos solteiros brasileiros mais experientes.

Porém, existe também um grande número de espaços como bares e baladas cujo público é predominantemente adulto. Não é difícil encontrar clubes noturnos em que a faixa etária abrange em sua maioria a terceira idade. Mais uma opção para quem deseja encontrar a cara metade.

O namoro, quando bem desenvolvido, pode acabar se transformando em casamento. Tudo começa no encontro, mas pode se tornar muito mais do que isso.

E se ficar só no namoro, está tudo bem também, já que o importante é aproveitar os momentos, se divertir e fazer o que o coração está pedindo.

E para quem está na terceira idade e tem receio de não ser mais atraente, a dica é se jogar. Estar um pouquinho mais velho não é sinal de falta de atrativos.

Na verdade, existem muitos homens e mulheres na terceira idade que colocam os novos de hoje em dia no chinelo, seja na beleza física, seja na atitude!

Compartilhe a postagem: